quinta-feira, 18 de junho de 2015

Dicas de Michael Moore

"COMO CONVERSAR COM SEU CUNHADO CONSERVADOR"
(Trechos do livro 'Cara, Cadê o Meu País', de Michael Moore)
"Vamos encarar: quase toda família tem pelo menos um reacionário de direita, e não há muito o que se possa fazer sobre isso. É uma certeza estatística que para cada dois liberais haverá uma pessoa que anseia pelos dias de Strom Thurmond e do estupro no namoro legalmente aceito. [...].
[...]
"[...] os escuto discursar ferozmente sobre Bush, os liberais e rainhas da previdência social. É uma história e tanto que eles cospem. Suas litanias de queixas são longas, e todas parecem incrivelmente semelhantes, como se eles tirassem seus temas diretamente de 'Conan, o Bárbaro'. Eles querem nada menos que livrar o planeta dos multiculturalistas beneméritos onde quer que eles estejam fazendo sexo gay.
"[...]
"Essa ignorância básica os leva a seu estado permanente e avassalador de medo. O medo se manifesta rapidamente em ódio, que eventualmente leva a um lugar muito mais escuro." (MOORE, 2004, pp 193 a 196).
...
Micheal Moore apresenta algumas dicas para manter diálogo civilizado com pessoas extremistas. No caso dele, o cunhado. No meu caso, minha própria namorada, que é reaça, mas a amo mesmo assim (Né, Giovana? Emoticon heart ).
Abaixo, não vou transcrever os métodos, pois os argumentos são demasiado longos. Antes, vou resumi-los:
...
1. Deixe claro que vc não quer o DINHEIRO deles. Nada pode competir com isso em importância.
2. Todo o argumento que vc usar precisa ser focado NELES. Vc precisa dizer que tal medida será benéfica pra ELES (e não para o todo).
3. Penetre suas mentes. Tente pensar como eles.
4. RESPEITE-OS. Insultos e sarcasmo não favorecem. Quanto mais igualdade no tratamento, melhor.
5. Diga sempre os pontos nos quais vc os admira. Sim, eles têm qualidades, nem que seja saber consertar seu encanamento ou fazer-lhes uma traqueostomia, mas eles são úteis como nós. Nem cito as pernas da Sherazade, mas a força de personalidade de dela é sim admirável, apesar dela ser louca.
6. Admita que esquerdistas e liberais TAMBÉM cometem erros. O grande defeito do proselitismo é perder pela antipatia e pela arrogância petista. Vamos aceitar críticas e, principalmente, avaliá-las.
...
Bom, era isso. Michael Moore diz isso em outras palavras, mas o cerne do tema está aí. Recomendo a leitura do livro e, logo que acabar, vou repassá-lo a minha admirável musa coxinha que tanto adoro (Né, Giovana? Emoticon heart ).

.
.
(Via Facebook em 23/05/2015)

Nenhum comentário: