segunda-feira, 13 de junho de 2011

Brasil 0 x 0 Brasil

****
****
>>>> Anistia? Será que estamos tendo um flashback dos anos 70 e 80, quando milhares de brasileiros patriotas eram considerados “criminosos” pelas autoridades, conforme as torpes leis da Ditadura? Eles desejavam a anistia para poderem voltar ao País, para poderem ser livres novamente. Mas a mesma anistia que valeu para os “ex-subversivos”, valeu para os torturadores, os assassinos que ainda ocupam cargos importantes por aí! A palavra tem um sentido uno, que é o perdão de uma dívida. Mas é ambivalente no que se refere à Justiça. Isto porque, ao mesmo tempo em que libera o inocente de um débito (que, aliás, neste caso, nem era seu!), libera também o criminoso (o que indica concordância com o que este fazia!).
>>>> Agora, trinta anos após a chamada abertura política, ainda vemos resquícios da velha Ditadura. Ora em pequenos atos do Governo Central (Federal), ora nos pequenos atos dos estados, dos municípios, das secretarias e paraestatais. Um bom exemplo de continuidade da velha Ditadura é o caso dos bombeiros do Rio de Janeiro.
>>>> Semana passada, ouvimos falar da tal greve. Parece que os bombeiros, num ato de protesto, ocuparam o quartel em que serviam, reclamando melhores salários. E parece que isso causou aquele rebuliço no Governo do Estado.
>>>> Sabe-se que, para os militares, a coisa não é bem assim. Fui militar, e sei. Direito de greve é para trabalhadores civis, sejam os da iniciativa privada (regidos pela CLT), sejam os estatutários (que têm regime jurídico próprio). É um direito constitucional. Mas neste os militares não se enquadram. Isto porque os legisladores são verdadeiros “malandros” por natureza. São leões no saque, e raposas na fuga. Tudo o que fazem é premeditado. Assim, para evitar problemas para eles mesmos ─ como por exemplo: uma revolução popular ─, eles calculam seus atos como os jogadores de xadrez. Estipulam especificidades e amplitudes nas leis, que lhes permitam sempre “encontrar as brechas”. Isto é a República Brasileira, desde sua criação. O lema na bandeira deveria ser: Corrupção e Usura. O meu é mais próximo sonoramente: “Cortem o Congresso” (Legislativo pra quê?!). Militares não podem fazer greve; nem paralisações; nem “caminhadas públicas por quaiquer ideais”; milagrosamente, podem votar!
>>>> Quando tudo o mais não funcionava, quando as esperanças desabaram, quando eles se viram jogados ao descaso, humilhados, rebaixados... Quando o sistema pareceu ter ruído de vez, os bombeiros do Rio, num ato corajoso e desesperado, pararam. E o que fez o governador? Jogou o BOPE em cima deles!!! Belo governador fascista e milicieiro, reeleito pelo voto de suas vítimas, e das famílias destas, e de tantas outras pessoas, salvas por estas! Junte-se ele e o Arruda, e temos a chamada linha-dura da velha Ditadura: Sarrafo nos inconformados! Pauleira nos baderneiros! Não é isto?!
>>>> O Brasil está um caos! O Rio de Janeiro, assim como os outros estados, está em perigo de revolta popular! Toda a população ficou do lado dos bombeiros. Será que o governador agiu por impulso?! Não!!! Du-vi-de-o-dó!!! Acho que ele foi “orientado” a agir assim, pelos seus tantos puxa-sacos de plantão! Acho que disseram para ele: “Isto não pode ficar barato, senhor governador! Punição neles!”.
>>>> É triste, mas é verdade... Eles foram agredidos pelo governo; acuados pela polícia, da qual, afinal, fazem parte; foram tratados como bandidos, e saíram presos, levados como criminosos para a Corregedoria. Foi uma cena realmente deprimente. Espero que seja vista em todo o resto do mundo. Se os estrangeiros já não respeitavam o Brasil, pelo pouco que funciona, imagine agora!
>>>> Outra coisa que me deixou irritado, foi a costumeira postura de comparação da Rede Record. Ontem à noite (domingo, 12/06), no programa do senhor Marcelo Rezende, fizeram o que fazem sempre: ficam comparando “As maravilhas” de São Paulo com as “não maravilhas” do resto do País! Na carona da tal greve, fizeram aquela “propaganda” dos bombeiros de São Paulo. É claro que devem ser valorizados! Mas parece que a Record (a exemplo do SBsTeira) usa de qualquer desculpa para promover São Paulo (ou o maldito Corinthians!). Isto é que descredita a Record e o SBT aqui no sul.
>>>> Sobre a greve dos bombeiros, eles estão certos! Têm mesmo que lutar. Eu não acho que seja fácil para o governo encontrar recursos, como se pudessem “estalar os dedos e fazer tais recursos aparecerem!”. Não é fácil administrar milhões, quando esses milhões não chegam para os trilhões de problemas. Mas o investimento na valorização de quem salva é vital para o bom andamento do socorro, quem sabe de pessoas próximas e do próprio governo!
>>>> É, senhor governador... O senhor está numa “sinuca de bico” (e eu sequer sei o que isto quer dizer!). Mas o senhor está condenado a ser o “Governador Anti-Bombeiros”, assim como o senhor Arruda é o “Governador Anti-Povo e Anti-Imprensa” (por conta da surra que mandou a polícia dar na população durante um protesto, o que atingiu também os repórteres... lembram?!).
>>>> Mas o mais impressionante, o mais ridículo, é que os morros continuam com seus traficantes, e agora com “estrangeiros”. Antigamente, eram os cariocas do CV... Hoje, o tal PCC (paulista) tem participação cada vez mais ativa por aí (e por aqui também!). Então, nos responda, senhor governador do RJ: O senhor não se envergonha de prender trabalhadores, enquanto os morros continuam dominados pelo tráfico? Lá, o senhor não manda! Lá, o senhor não dita leis! Nem a presidente. Então, porque jogar o BOPE contra companheiros de farda? Isto é bem Brasil mesmo! Brasil, como sinônimo de injustiça, de caos, de inversão de valores.
>>>> Esperamos que estes heróis sejam agora anistiados. Ou melhor: compensados! Deveriam eles receber, além do perdão total, a justa correção de seus salários; melhores condições de trabalho; melhores investimentos técnicos. O Brasil está prestes a cair, como as Torres Gêmeas; como o prédio do Sérgio Naia; como a torre Babel que é! E os bombeiros? É melhor ajudá-los agora! Porque são eles que estarão lá, quando todo o resto ruir.
****
****
Humberto Ohlweiler Ayres

****
****
**** ****
<< Anterior << **** >> Próxima >>
**** ****
****
****

Nenhum comentário: