quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Como funciona a coisa no Brasil

O presidente/governador/prefeito, pressionado pelo apelo popular, chega para seu ministro/secretário e fala: "Não dá mais! Faça alguma coisa, pois o povo está me pressionando. Descubra como resolver o problema, faça algo!"
Então, o ministro/secretário reúne seu gabinete e resolve:
(na Educação)
- reformar escolas com o dinheiro que era para o pagamento de pessoal, problema este que será resolvido mais tarde, com outro fundo. As escolas independem de maior ou menor necessidade: já que todas precisam, reformemos as mais fáceis de resolver.
(na Saúde)
- construir postos de saúde, hospitais ou clínicas, mesmo não tendo recursos pra colocá-los funcionando. Sabemos que provavelmente um deputado/vereador vai se meter e levar a fama de ter feito a obra, mas o que realmente esse deputado/vereador vai fazer mesmo é participar dos desvios de verba.
(nas estradas/na mobilidade urbana)
- modificar pequenas coisas na lei, paliativamente e aleatoriamente, como exigir faróis ligados ou coisa do tipo, e investir na propaganda de que isto dará resultado positivo.
(outros ministérios/secretarias e departamentos)
- mudar as siglas - sempre dá certo! É como fazer grandes mudanças sem fazer mudança alguma.

(toda e qualquer área governamental)

- Ah, e infernizar os servidores, que é pra mostrar que estamos falando sério. Nós não sabemos, mas estamos fazendo uma grande merda, pois servidor trabalhando irritado faz um serviço bem ruim, o que corrobora ainda mais nossa incompetência. Mas claro, nós não sabemos disso.
Vai Brasil!

Nenhum comentário: