quarta-feira, 1 de abril de 2015

Aprovada PEC da "Maioridade Penal"

* * * *

Sobre a tal redução da maioridade penal...
Bom, eu sempre fui a favor.
E parece que finalmente saiu do papel.
Mas tem alguma coisa que me incomoda e que não me deixa descansar.
Em primeiro lugar, porque a idade deveria ser 14, e não 16 anos. Sim!!!, EU ACREDITO QUE ALGUÉM COM 14 ANOS SEJA RESPONSÁVEL POR SEUS ATOS. Quantas "crianças" de 12 ou 13 anos já são pais??? Hum???
Em segundo lugar, RECONHEÇO que a tão esperada redução da maioridade penal NÃO VAI RESOLVER O PROBLEMA DA VIOLÊNCIA NO PAÍS.
Simplesmente, não vai! Isto se chama, nas palavras de um velho amigo, UMA MEDIDA PALIATIVO-ALEATÓRIA, como TODAS que são tomadas neste país.
Paliativa - um verdadeiro PLACEBO -, e aleatória - sem qualquer estudo sério, BASEADA APENAS NO APELO POPULAR! Uma medida populista, sensacionalista e eleitoreira. Um verdadeiro PANIS ET CIRCENCIS!
O único resultado, com isso, será mais superlotação nos presídios. Só. Não que eu ache que menores não devam ser presos como criminosos. Eu acho que sim!
Soltar não é solução para o problema de superlotação, como acham nossas autoridades incompetentes. Mas o congresso não pensou nisso quando votou a lei, não foi? Não! Não pensou. Como nunca vê a coisa sob todos os ângulos. O povo quer, o povo tem!!! Isso dá votos. Isso dá simpatia popular. Muito populista.
Fazer um estudo sobre os impactos disso seria bom. Ah, fizeram? Eu não sabia...
Pois agora vocês, autoridades, terão outros problemas que antes não tinham.
Como diz outro amigo meu: "Vocês estão tentando tratar a Dengue com Paracetamol". Mas claro que vocês sabem disso! Sabem sim! Só não estão interessados em resultados efetivos - mas APENAS querem GARANTIR que seus ELEITORES fiquem felizes...


* * * *

Nenhum comentário: