segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Trabalho x Vida

Sempre que alguém diz que precisamos desacelerar, que precisamos valorizar a família e a boa convivência entre amigos, que precisamos aproveitar a vida, todo mundo curte e assina embaixo.
Mas experimente dizer o que o Mujica disse - que precisamos "trabalhar pra viver", e não "viver pra trabalhar". Experimente. Diga em público que o trabalho deve ser um meio, e não um fim. Logo logo aparece aquela figura conhecida sua dizendo: "É papo de vagabundo!", "É coisa de comunista!".
Infelizmente, a inteligência humanista é completamente ignorada, dando lugar à "razão" capitalista do trabalho como "salvação". Sim, eles vêm cheios de argumentos do tipo: "é do trabalho que vem o progresso", ou "só com muito trabalho superaremos as doenças" e blá blá blá.
Quando o "advogado" do cão é da classe opressora, quando é um patrão, ou um dono de negócio médio que está crescendo, eu até entendo: é mau caratismo egoísta mesmo e ponto!
Mas quando a defesa do indefensável vem de um pequeno comerciante, ou de um trabalhador assalariado, aí, realmente, eu não sei o que pensar mesmo...


‘Temos que lutar por uma sociedade que priorize viver e não trabalhar’, diz Mujica no Paraná

Nenhum comentário: