quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Sobre Ditaduras

As Direitas coxinhas costumam ter um discurso ditatorial. Algumas linhas anseiam pela volta de uma ditadura militar. Isso sabemos.
Entretanto, não se precisa ser de direita pra ser um pró-ditadura. Existe sim ditadura nas Esquerdas também. Enquanto as Direitas querem uma Ditadura "salvadora", "moralizadora" (ahãm!), capitalista, armamentista, patriarcal... As Esquerdas também querem. Mas não é uma ditadura comunista como nos moldes de Stalim ou Kim Jong-il. Mas uma ditadura ideológica, cultural, aquela em que ninguém pode pensar diferente, e todos precisam concordar com uma só linha de pensamento.
Como exemplo, uns anos atrás tive uma professora assim. Esquerdista de camiseta, defensora das liberdades individuais e dos direitos das minorias por fora... Uma radical autoritária e combativa, contrária a qualquer pensamento mais centralizado, que não acompanhasse o extremismo esquerdista dela... Lamento, pois eu admirava os conhecimentos dela.
Meu recado, então, é este: cuidado com os extremos! Fiquem longe dos extremos! Ok, de vez em quando se pode pender para um lado ou outro, e mesmo atingir os extremos. Mas temos que tomar muito cuidado para não ficarmos ali, presos, atolados num dos extremos. Isso fará com que percamos visões, liberdades, amizades e a própria razão.

Nenhum comentário: