segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Bancos - O Mal Supremo

Todos os dias você é roubado. Todos os dias.
Você é roubado em todos os âmbitos, dos seus pares aos seus governos, dos seus inimigos aos seus "heróis"; na luz e nas sombras, no visível e no invisível. Você é roubado de todas as formas possíveis e imaginadas pela mentalidade capitalista. Mas...
A maior INSTITUIÇÃO CRIMINOSA do mundo; a QUADRILHA DE ROUBO mais desprezível que existe em todo o planeta; o pior SISTEMA DE OPRESSÃO existente no universo... Se esconde sob uma máscara menos aterradora; sob um nome menos assustador:
BANCO.
Os bancos, meus amigos, são responsáveis por bilhões e bilhões de mortes no mundo desde o seu surgimento. O sistema bancário é o filho querido do Capitalismo selvagem e pai de suas funestas conseqüências.
Eu não vou relatar aqui todo o MAL que o sistema bancário causa. Cada um de vocês já descobriu por si só, ou através de alguém próximo (isto, logicamente, estou falando para a maioria das pessoas, que se enquadram na chamada classe baixa e média baixa - pois os pouquíssimos demais são justamente aqueles que lucram com tudo isso). Não vou aqui destrinchar toda a podridão social causada pelos bancos. Vou me restringir a dar apenas mais um exemplo - ou melhor: dois exemplos! Depois, julguem o fato como quiserem, ou como puderem.
Em 2005, precisei abrir uma conta no segundo pior banco do país: o Banco do Brasil (o primeiro é o Banrisul). Sou servidor público, e a instituição a qual sirvo utilizava este banco para remunerar o funcionalismo. Jamais eu teria conta no BB por minha própria vontade, então, fui à agência contrariado, e tentei abri a chamada "conta-salário". Lá, fui informado pela atendente de que não poderia ter este tipo de conta, que esta "não existia". Bom, novamente informei que eu desejava uma conta simples, a mais simples possível, sem cheque, sem cartão de crédito, sem qualquer frescura. Apenas uma conta para receber meu pagamento, e nada mais. Cometi o erro que todo brasileiro comete: assinei os contratos sem ler palavra por palavra.
Então, dois anos depois, comecei a receber correspondências ameaçadoras do BB, informando que eu tinha débitos. Primeiro, quitei um de 170 reais, e dois meses depois tive que quitar outro, de 220 reais. Então, questionei a gerência sobre o fato gerador desses débitos, e aí veio o susto:
Eu tinha NÃO UM, MAS DOIS cartões de crédito ATIVOS, e estava pagando as ANUIDADES, sendo que jamais solicitei, e SEQUER DESBLOQUEEI os tais cartões. Cancelei os dois cartões e engoli o ódio. A maior cagada que fiz na vida foi ter deixado isso pra lá. Com isso, fiz uma brasileirice. Porque só brasileiros deixam esse tipo de tapa na cara acontecer serenamente.
Hoje, 12/10/2015, foi a vez da minha mãe.
Minha mãe pediu que eu tirasse o extrato da conta dela no Bradesco, que serve apenas para receber a pensão do meu pai. Só! Para mais nada ela utiliza esta conta. Contudo...
Qual a surpresa ao ver o extrato?
COBRANÇA DE ANUIDADE DE CARTÃO DE CRÉDITO!
O mesmo cartão que ela JAMAIS HAVIA SOLICITADO, JAMAIS HAVIA DESBLOQUEADO, e QUE ELA HAVIA SOLICITADO CANCELAMENTO POR TRÊS (3) VEZES. SENDO A TERCEIRA VEZ EM 2013!!!
Caramba! Em 2013, PELA TERCEIRA VEZ, ela solicitou o cancelamento, já via PROCON, mas mesmo assim, as anuidades continuam sendo descontadas.
Gente, esse país é um lixo. Aqui, vagabundos te roubam na luz do dia, sem sofrer sanções justas. E BANCOS TE ROUBAM NA SURDINA DA NOITE, sem sonhar em ter qualquer punição. Afinal, o Banco Central manda em tudo, não é?
Tá, agora quero desviar o foco para outra questão:
Você é roubado desavergonhadamente pelo seu banco, mas vem na minha casa, no meu trabalho, na minha timeline pedir voto praquele seu candidato inútil que jamais fez ou fará algo a respeito disso. Você tem seu patrimônio lesado pelo capitalismo selvagem desses bancos (TODOS!!!), mas fica elogiando aquele deputadozinho, senadorzinho, vereadorzinho que faz uma lei que favorece algumas minorias (mas que na prática, mal funcionam e de forma capenga servem a seus interesses demagogos)...
Não considero o Poder Legislativo algo útil ou necessário. Existe sim um senador com o qual simpatizo, mas não, não é esse que tu tá pensando aí! Nem pensar! Porém, de um modo geral, TODOS ELES FAVORECEM ESSE ROUBO À SUA CONTA, A SEU PATRIMÔNIO! TODOS ELES!!!
Por acaso, algum deles já fez algo sobre a farra dos bancos sobre o parco dinheiro dos pobres? Algum deles já te defendeu da sanha e da fúria dos sistemas financeiros?
Nós, aqui em casa, vamos até o fim. Vamos ao PROCON e vamos entrar com ação contra o Bradesco.
Agora, venham vocês, em época de eleição, me falar que o Paim fez isso, que o Simom fez aquilo, que o fulano vai ajudar, ou que a beltrana vai dar jeito... Venham! E seus nomes ficarão na história como as bestas do presepe da Sé da Bahia...

Nenhum comentário: