sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Aos Néscios do Brasil (I e II)

>>>
>>>
>>> Dizem as más línguas que os brasileiros são malandros, preguiçosos, facilmente corruptíveis e aproveitadores. Dizem as línguas, piores ainda, que devemos ter orgulho de nosso País. Eu penso que nem todos os brasileiros são malandros (se o fossem, não se deixariam explorar assim!). Aliás, malandros são minoria: a minoria elitista, o Poder Legislativo, os puxa-sacos de políticos, os diretores da máquina pública. Nem todos são preguiçosos, pois vejo à minha volta, e por todos os lados, diariamente, gente acordando antes das 4 da manhã para pegar uma, duas ou mais conduções lotadas, para chegar ao seu trabalho. Há aqueles que não são corruptíveis, e geralmente estes são execrados na sociedade como bobos, panacas, trouxas, ou outros nomes; e eu tenho o privilégio de ter alguns na família, e de conhecer outros. Infelizmente, os aproveitadores estão aí, e se reproduzem como micróbios: é o indivíduo que vê alguém perder a carteira (ou uma caneta que seja!) e não se manifesta, na esperança de ficar com o achado; é a pessoa que, quando vê um banco ficar vago no ônibus, sai atropelando todo mundo para pegá-lo primeiro, a despeito de haver outras pessoas mais próximas, que poderiam também querer utilizá-lo; é a criatura que acha que furar filas não prejudica ninguém; é o aluno que copia sua tarefa de outra pessoa, ou da Internet, sem ao menos ler o conteúdo; enfim, é qualquer um que leve qualquer vantagem sobre o esforço dos outros.
 >>> Dizem que não sou patriota, pois estou sempre criticando o Brasil, os brasileiros e as instituições. Falam para eu mudar-me para a Europa (Ah! Se eu pudesse...) pois eu não dignifico a minha Pátria. Acham que "ser patriota" é esconder a sujeira e "rasgar seda". Pensam que "amar o País" é torcer pela seleção e desfilar no Carnaval. Néscios!
>>> Se eu odeio a instituição desse País, não é por falta de patriotismo. É exatamente por excesso.
>>>
>>>

Aos Néscios do Brasil (Parte I)
****
República de todos respeitada!
Cantada como a Roma dos Romanos!
Cristã, valente, lar dos puritanos!
Na forma, em coração é desenhada!
****
 
Só num jogo ¾ em mais nada ¾ É destacada;
Cantada por asnais, em seus enganos;
Cheia só de ladrões, bobos, maganos;
Vendida lá, e cá, emporcalhada.
****
Brasil, terra tão linda e generosa!
Dos seus intelectuais de um alto lume!
 Parai de se ostentar
¾ de tanta
prosa...
****
O hipócrita disfarça seu queixume;
Lambendo da águia os pés, acho que goza
Meu povo, do sabor do seu estrume.
****

**** ****
****
Aos Néscios do Brasil (Parte II)
****
Orgulhosa Nação a brasileira!
Democrática, vota e se auto guia!
O povo faz valer democracia
Na urna; soberana a gente inteira.
****
Um mocó, que não tem “eira” nem ”beira”;
“par-de-eiro” corrupto e sem valia;
Nação que não tem leme, freguesia
De bobos; de ladrões, maganos, feira!
****
De um lado, puxa-sacos sorridentes;
De outro, vis ladrões; todos no cerco:
Mordendo-se, sem planos diferentes...
****
Eu, longe disso, sei que nada perco.
É duro ver meu povo nas correntes;
Rasteja, grunhe e ri, comendo esterco.
****
**** ****
****
Betinho PQD
>>>
>>>
**** ****
<< Anterior << **** >> Próxima >>
**** ****
>>>
>>>

Nenhum comentário: