domingo, 23 de junho de 2019

A Grandeza de um País Começa pela Saúde do Povo

Muito sem vontade, mas tendo em mente a urgência, vamos conversar um pouco sobre a situação IMUNDA da Saúde neste país.
Não vamos falar sobre partidos, linhas ideológicas, nada disso.
Até mesmo porque, até hoje, TODOS que comandaram o país foram absurdamente RELAPSOS com a matéria. TODOS!
O povo é tratado como gado de abate. Alguns são como vacas e ovelhas, que fornecem alguma coisa estando vivos. E a Saúde neste país é pensada SOMENTE para esta parcela da população. Mas a grande maioria, em especial os desempregados, autônomos e beneficiários, não são mais úteis ao Sistema, não é verdade? Por isso, podem ficar com as sobras, se houver.
Vamos pegar dois exemplos:
Um é o Hospital de Alvorada, que, por ter quase falido, passou a ser operado pelo Instituto de Cardiologia. Na minha simplicidade, não sei de onde vem a verba, se é federal, municipal ou quiçá até estadual. Ou de Ong, vai saber...
O fato é que há, no Município de Alvorada, APENAS UM hospital, que atende mais de 200 MIL PESSOAS, operando com uma equipe INSUFICIENTE!
Geralmente, são dois médicos clínicos, um cirurgião e um(a) pediatra.
Pelo que apurei em conversa com os pacientes já atendidos, esses mesmos médicos clínicos (que às vezes é apenas um no plantão) atendem TODOS OS CASOS, desde as emergências mais graves, ao atendimento pontual; desde a população que procura o atendimento ao acompanhamento de pacientes internados!
É muito trabalho para muito poucas pessoas!
Há o sistema padrão de pulseiras, sendo as amarela e laranja para casos mais graves, e as verde e azul para casos menos graves. Geralmente, a pulseira verde dá ao paciente em média 6 (SEIS) horas até o atendimento, quando o previsto no cartaz seria a metade disso. Das duas últimas vezes que estive lá, a pulseira azul nos segurou no aguardo por 11 (ONZE) HORAS!
Eram pessoas que procuraram o Hospital por razões várias: falta de aparelhagem específica nos Postos, indicação do médico da família e, principalmente, por ser um feriadão, ou seja: o Hospital era o único lugar disponível.
As pessoas que pegaram pulseira azul não eram casos urgentes, ok, sabemos disso. Contudo, 11 horas é muito tempo.
Eu não estou em hipótese alguma culpando a equipe (médicos, enfermeiros, atendentes e seguranças). NÃO! Muito pelo contrário, deixo registrado aqui que são verdadeiros GUERREIROS. São anjos da guarda que, apesar da sobrecarga tremenda, seguem firmes na missão honrosa de salvar e preservar vidas.
Minha mãe foi atendida por um médico jovem extremamente interessado e dedicado, e eu percebi as olheiras e a expressão de cansaço dele enquanto atendia um após o outro durante horas, sem pausa sequer para ir ao banheiro.
O GRANDE PROBLEMA deste país tem raízes bem mais profundas. Não vamos falar em corrupção, pois a corrupção apenas impede a injeção de dinheiro em determinada área. Dinheiro há. Se ele é mal investido, bem investido, o que importa é que a coisa não está funcionando.
Alvorada é uma cidade pobre, e há muita sonegação (eu vi isso ao vivo). Mas por que um prefeito, e tantos "legisladores", permitem que se invista em qualquer outra área menos importante do que a Saúde? Lagoa do Cocão? Buracos nas ruas? Sistemas de TI para uso interno? NADA - e eu repito: NADA! - é mais importante do que a Saúde. NADA! Nem mesmo a Educação (digo isso como professor). Porque, SE NÃO HOUVER VIDA, NÃO HÁ MOTIVOS PARA MAIS NADA!
Nós não somos gado. Nós não somos lixo. Somos a espinha dorsal da civilização. Por que deixamos fazerem isso?
ONZE HORAS de espera para um atendimento hospitalar, e ainda temos que agradecer por ter esse recurso!!!! Enquanto isso, legisladores Brasil afora ganhando salários milionários e pagando planos de saúde privados. PLANOS DE SAÚDE PRIVADOS NEM DEVERIAM EXISTIR!
Eu disse que daria dois exemplos, então eis o segundo:
UPA 24 Horas, que jamais abriu nem mesmo por uma hora. Há muitas espalhadas por aí, construídas para garantir a reeleição de algum parasita inútil qualquer. Há muitas!, mas vamos ao exemplo que conheço de perto: a UPA da Nova Americana. Ficou pronta em 2013 e "inaugurou" dois anos depois. A placa de apresentação apodreceu, enferrujou e caiu no ano passado. Ela estava prontinha, aparelhada, mas sem uma viva alma para fazê-la funcionar. Construir pra aparecer é fácil. Colocar equipe para trabalhar é oneroso... Mas e daí? O prédio tá lá, e garantirá uma boa propaganda política. Esse é o Brasil. E o povo aceita, reclama no silêncio do lar, mas tem medo de mostrar que não está satisfeito. E, quando fica doente, espera 11 horas para um atendimento, num hospital com 3 ou 4 médicos para uma população de 200 MIL pessoas. Isso está totalmente errado. E nós somos os únicos responsáveis.

A Grandeza de um país começa pela saúde do povo.

Nenhum comentário: